domingo, 16 de junho de 2013

Manifestantes fazem acordo com a PM e deixam a Quinta da Boa Vista

Líderes do protesto aceitam não interditar vias próximas ao Maracanã e PM se compromete a não reprimir os ativistas

Christina Nascimento

Rio - Cerca de 200 manifestantes deixaram a Quinta da Boa Vista por volta das 17h em direção ao Maracanã, onde foi realizado o jogo México x Itália pela Copa das Confederações. Depois do confronto em que a PMs do Batalhão de Choque lançaram bombas de gás lacrimogênio e de efeito moral contra os manifestantes na Quinta da Boa Vista, assustando famílias e crianças que estavam no local e interditando a Avenida Bartolomeu Gusmão, foi firmado um acordo.

A polícia se comprometeu a não reprimir o protesto caso os manifestantes aceitassem não interromper o trânsito nas imediações do Maracanã. Os manifestantes deixaram a Quinta da Boa Vista com os braços erguidos, como se tivessem sido rendidos.

Manifestantes protestaram contra aumento das passagens perto do Maracanã

Foto:  Estefan Radovicz / Agência O Dia

Segundo testemunhas, bombas de efeito moral chegaram a ser jogadas dentro da Quinta da Boa Vista. O fotógrafo freelancer Luís Fernando Lima foi ferido por um disparo de bala de borracha.

Ato no Maracanã

Manifestantes começaram um protesto pelo aumento do custo de vida nas cidades sede da Copa das Confederações, em frente ao metrô de São Cristóvão, próximo ao Maracanã, por volta das 15h deste domingo. A partir das 15h30 a estação de São Cristóvão foi fechada por precaução.

Vídeo:  Tumulto e bombas na Quinta da Boa Vista

Os manifestantes negociaram acesso ao Maracanã com os policiais. Como não conseguiram, os ativistas subiram a rampa do viaduto Oduvaldo Cozzi e continuaram tentando tentando chegar ao estádio.

Além da Polícia Militar, homens da Força Nacional também reforçavam o cordão de isolamento. Bombas de gás lacrimogênio e efeito moral foram lançadas contra os manifestantes, que dispersaram.

O Dia

Nenhum comentário: