domingo, 16 de junho de 2013

Alemanha e Irlanda têm manifestações de apoio aos protestos no Rio e em SP

Brasileiros que vivem em Berlim e Dublin vão às ruas. Outras cidades da Europa e do Canadá planejam atos semelhantes

Christina Nascimento

Manifestação em Berlim

Foto:  Agência O Dia

Irlanda - Jovens brasileiros que vivem em Dublin, na Irlanda, fizeram um protesto em sinal de respeito aos recentes atos públicos no Rio, em São Paulo e outras cidades contra o aumento da tarifa dos ônibus. Os manifestantes também afirmam que estão protestando contra a corrupção no Brasil. Italianos, coreanos e jovens de várias nacionalidades também participaram do ato, que teve início às 13h (9h no horário de Brasília), em frente ao monumento Spire, em Dublin. 

A mobilização fora do Brasil conta com protestos em pelo menos 27 cidades, entre elas: Paris, na França; Toronto, no Canadá; Londres, na Inglaterra; e Den Haag, na Holanda. Em Coimbra, Portugal, por exemplo, o movimento com a presença de estudantes brasileiros está previsto para a próxima terça-feira.

O grupo formado em Nova York, nos EUA, criou a página ‘Em apoio ao Movimento Brasileiro — Violência Não’, e se surpreendeu ao ver a confirmação de mil pessoas no ato pré-agendado para terça-feira. “A intenção dos organizadores era manifestação com 15 pessoas. Não tínhamos ideia de que chegaria a esse ponto”, diz recado na página. O movimento ‘Democracia não tem Fronteiras’, de Barcelona, na Espanha, se reuniu ontem para definir como será a atuação em apoio aos brasileiros.

Manifestação em Dublin em apoio aos protestos no Rio e em SP

Foto:  Agência O Dia

Centro do Rio terá mais protestos na segunda-feira

Nesta segunda-feira, o Centro do Rio deverá voltar a parar, como aconteceu quinta-feira. Está marcado para as 17h, na Cinelândia, o quinto protesto de estudantes por causa do aumento da passagem de ônibus na cidade, que subiu de R$ 2,75 para R$ 2,95.

Na página do movimento na internet, cerca de 22 mil pessoas, até ontem, tinham confirmado presença. Hoje, o ato ganha apoio em outros países, como Alemanha e Irlanda, que terão protestos em solidariedade aos grupos de São Paulo e Rio de Janeiro.

O Dia

Nenhum comentário: