domingo, 30 de outubro de 2011

Após diagnóstico de câncer, Lula descansa em casa e não deve receber visitas

São Paulo - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 66 anos, passa o domingo em seu apartamento, com a família, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A assessoria de imprensa do político revelou que políticos e autoridades que ligam para a residência estão sendo orientados pela família a não visitá-lo. A recomendação médica é para que Lula descanse para que, nesta segunda-feira, comece o tratamento contra o câncer de laringe.

Por volta de 13h15, ele apareceu na janela de seu apartamento com o neto, Pedro Moreira Lula das Silva, de um ano de idade, filho de Fábio Luiz Lula da Silva, um dos cinco herdeiros do presidente e fundador da empresa Gamecorp.

Lula não se abalou com a doença, segundo médicos e amigos que o visitaram no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde o ex-presidente recebeu o diagnóstico. “Vamos em frente”, disse ao assessor do Ministério da Defesa, o petista José Genoino.

Foto: Divulgação

Lula começou a sentir dores na garganta e rouquidão há mais de 40 dias | Foto: Divulgação

Lula começou a sentir dores na garganta e rouquidão há mais de 40 dias, mas a agenda lotada de compromissos impediu de fazer exames mais aprofundados. Quinta-feira, quando comemorou aniversário no Instituto Cidadania, que mantém em São Paulo, a dor se agravou e seu médico, Roberto Kalil, aconselhou-o a fazer exames.

A confirmação do diagnóstico foi dada ontem pelo próprio hospital. Segundo os médicos que tratam do ex-presidente, o câncer está em estágio inicial e tem grandes chances de cura.

Ontem, Lula ficou internado recuperando-se de exames e deixou o hospital por volta das 20h30. A recomendação é que ele fique em casa, sem falar para não forçar a garganta. Amanhã, começam as sessões de quimioterapia. Durante 5 dias, ele ficará com uma bolsa presa à cintura por onde a medicação chegará a seu organismo através de um cateter. A previsão é de que ele durma no hospital até terça. Lula já cancelou compromissos internacionais.

Arte: O Dia

Arte: O Dia

A presidente Dilma Rousseff deverá visitá-lo hoje, na casa dele, em São Bernardo do Campo, São Paulo. Através de nota, ela manifestou seu apoio: “Como Presidenta da República e ex- ministra do presidente Lula, mas sobretudo como sua amiga, companheira, irmã e admiradora, estarei ao seu lado. Lula é um líder, um símbolo e um exemplo para todos nós. Vai vencer mais esse desafio”.

Principais causas são o consumo de cigarro e de bebida alcoólica

INCIDÊNCIA

O câncer que foi diagnosticado em Lula é um dos mais comuns a atingir a cabeça, equivale a 25% dos que aparecem nessa região do corpo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por ano, atinge 10 mil pessoas. De acordo com o vice-presidente da Sociedade Franco-Brasileira de Oncologia, Christian Domenge, a bebida e o cigarro são as principais causas. O ex-presidente consumia cigarrilhas com regularidade.

SINTOMAS

Os principais — alteração da voz, incômodo ou dor na garganta — podem ser confundidos com os de várias enfermidades. “Esses sintomas são constatados em muitas doenças, até em infecções simples, mas é necessário se consultar para verificar do que se trata, porque a chance de cura aumenta muito quando o diagnóstico é precoce”, diz Domenge.

CURA

As chances do petista são estimadas em mais de 70%. A quimioterapia deve durar 2 meses — 60 dias decisivos para a doença regredir. Se não der certo, ele pode ser submetido a cirurgia. Em casos mais graves, a laringe é retirada e o paciente perde a fala. Durante a quimio, Lula pode ter dificuldade para engolir, o que leva à perda de peso.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: