quarta-feira, 23 de abril de 2008

Tremor de terra com epicentro em São Paulo atinge cidades do Estado do Rio

O Globo Online

Imagem mostra falha geológica no litoral de São Paulo, próximo a São Vicente / Foto: Google Earth

RIO - Um tremor de terra foi sentido por volta das 21h desta terça-feira nas regiões Sul e Sudeste , atingindo alguns pontos do Estado do Rio. O tremor de terra chegou a 5,2 graus na escala Richter e o epicentro se localizou a uma profundidade de 10 quilômetros no Oceano Atlântico, a 215 quilômetros de São Vicente, no litoral sul de São Paulo. A possibilidade de tsunami é muito pequena, segundo a Globonews TV. A Defesa Civil da capital recebeu chamadas dos bairros de Jacarepaguá, Vila da Penha e Del Castilho. Moradores das áreas atingidas tiveram dificuldade de acreditar no que estava acontecendo.

- O monitor do computador chegou a balançar sozinho. Chamei minha esposa e mostrei as plantas, com os vasos também balançando, porque ela não acreditava. Cheguei a olhar o prédio para ver se não rachou. Achei que eu estava ficando maluco! Mas aí vi a notícia na televisão - diz Angelo Soares, morador de Cordovil.

O tremor também atingiu a cidade de Niterói.

- Eu estava sentada no sofá e senti como se uma onda estivesse passando por debaixo do sofá. Não vi nada por perto e achei estranho - conta a professora Angela Medeiros, que mora no bairro de São Francisco.

A leitora Lidia Maia da Fonseca sentiu o terremoto em Angra dos Reis.

- Estava vendo televisão quando senti um tremor de uns seis segundos. Uma sensação muito estranha, como se você estivesse num lugar alto e um caminhão passa ao lado fazendo tudo tremer. Mas nada aconteceu, graças a Deus.

O Brasil está no centro da placa tectônica sul americana, cujas bordas, na região do Chile, estão em constante atrito com a placa de Nazca. A energia decorrente dos choques se mantém no interior da terra e pode causar falhas geológicas em alguns pontos, como ocorre em Itacarambi, em Minas Gerais.

Conheça a escala Richter:

Menos de 3,5 graus - É registrado, mas muitas vezes não é sentido

3,5 a 5,4 graus - É sentido, mas pode causar danos

5,5 a 6 graus - Ocasiona danos pequenos em prédios

6,1 a 6,9 graus - Pode causar danos graves em regiões onde vivem muitas pessoas

7 a 7,9 graus - Terremoto de grandes proporções e causa danos graves

8 graus ou mais - Terremoto muito forte e causa destruição na área atingida e em áreas vizinhas

Nenhum comentário: