quarta-feira, 29 de julho de 2009

Inglesas suspeitas de golpe dormem no corredor do presídio, diz advogado

Advogados das jovens aguardam decisão de juiz nesta quarta-feira (29).
Turistas estão em carceragem comum na Baixada Fluminense.

Do G1, no Rio

Foto: Reprodução/GloboNews

As jovens inglesas dormiram no corredor da carceragem (Foto: Reprodução/GloboNews)

As turistas inglesas Shanti Simone Andrews e Rebecca Claire Turner dormiram na madrugada desta quarta-feira (29) no corredor da carceragem de Mesquita, na Baixada Fluminense, onde estão presas desde segunda-feira (27). As informações são do advogado das jovens, Renato Tonini, que já entrou com pedido de liberdade provisória para elas.

Segundo o advogado, não havia camas suficientes para elas na cela, e as jovens teriam passado a noite de terça deitadas no corredor do presídio, e teriam dormido apenas com um lençol.

Tonini também informou que o pai de Shanti chegou ao Rio na noite de terça-feira (28) e seguiu para o presídio para tentar conversar com a filha e com a amiga presa. De acordo com o advogado, as visitas só podem ser feitas às segundas-feiras, mas a administração da penitenciária abriu uma exceção.

"A administração entendeu que esse é um caso excepcional, até porque o pai dela veio de Londres só para cuidar disso. A família não vê a Shanti desde o ano passado, ela e a amiga estão viajando por vários países há nove meses. Mas fora isso, elas estão recebendo o mesmo tratamento que as outras detentas", explicou o advogado.

Ainda de acordo com Tonini, as duas jovens não reclamaram do tratamento que estão recebendo no local.

Como aconteceu a prisão

As inglesas foram presas após os policiais da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat) suspeitarem que elas estariam com a intenção de aplicar um golpe para receber o dinheiro do seguro bagagem.

Na madrugada de segunda-feira, as inglesas foram até a delegacia para registrar uma queixa de furto. Desconfiados, os policiais foram até o albergue onde estavam hospedadas em Copacabana, na Zona Sul e perceberam que todos os itens que teriam sido roubados estavam no local.
As inglesas, que afirmam ser formadas em Direito, estão em uma carceragem comum por não apresentarem um documento que comprovasse o nível escolar superior. De acordo com o advogado das turistas, o pai de Shanti ficou encarregado de trazer a documentação das jovens. 

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: