domingo, 31 de maio de 2009

Seriado abre debate: o que fazer quando pais erram na frente do filho

Fred, a filha Carol e Clara na delegacia: pai é pego com droga. Foto: TV GLOBO/Eduardo Naddar

Você é tratado por seus filhos como heroína ou super-herói. É o maior exemplo deles. Até que um dia pisa feio na bola e as coisas mudam. Como fazer para recuperar a imagem perante a família? O assunto foi levado ao ar no último dia 22, na série da TV Globo “Tudo novo de novo”.
No episódio, o personagem de Fred (Marcelo Spektor), primeiro marido de Clara (Júlia Lemmertz), é parado numa blitz, os policiais encontram drogas no carro e ele vai preso. A cena é presenciada pela filha  adolescente, Carol (Daniela Piepszyk).
O que você faria numa situação como essa, sendo ou não inocente? A recomendação da psicóloga Valésia Vilela é não tentar enrolar a criança.
— Não adianta negar uma situação, afinal a criança está vendo. O pai deve admitir o erro na hora e dar razão ao filho. Agindo assim, os pais evitam produzir conflitos na criança e não ajudam a formar a ideia de que as regras podem ser transgredidas — orienta Valésia.
Se o mau exemplo envolver o uso de drogas, a psicóloga é enfática:
— Ser usuário de drogas ilícitas e na frente de crianças, além da questão da ilegalidade, é uma irresponsabilidade. Mais dia menos dia, a criança vai querer ver o que é isso que o pai usa com tanta naturalidade.

Extra online#191133

Nenhum comentário: