terça-feira, 9 de junho de 2009

Polícia realiza megaoperação para prender acusados de envolvimento com milícias na Zona Oeste do Rio

Ana Cláudia Costa - O Globo, RJTV, Extra e CBN

Megaoperação da secretaria de Segurança para prender milicianos na Zona Oeste/Foto: Fernando Quevedo - O Globo

RIO - Pelo menos 41 pessoas já foram presas, entre elas três policiais civis e 12 militares, numa megaoperação realizada pela Secretaria de Segurança para prender acusados de envolvimento com as milícias que atuam na Zona Oeste do Rio. Batizada de Operação Têmis, a ação conjunta entre as polícias Civil e Militar é considerada a maior já realizada para desarticular os grupos que atuam na Zona Oeste, e que seriam chefiados pelo ex-policial militar Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman. ( Veja fotos da megaoperação contra milícias realizada pela Secretaria de Segurança )

240_928-temis

A milícia chefiada por Batman é considerada uma das mais violentas do estado, com mais de 30 homicídios em seis meses, de acordo com o telejornal "RJTV". De acordo com a polícia, a milícia de Batman atua principalmente nas favelas da Carobinha e do Barbante, em Campo Grande, e nos bairros de Cosmos, Inhoaíba e Paciência.

Entre os presos, está Ocimar da Silva, conhecido como Hamburgão, apontado como um dos sucessores de Batman, que está preso em Campo Grande, Mato Grosso do Sul . Além de Hamburgão, foram presos o policial civil Vanderson Navegante de Azevedo, no 1º Distrito Naval, onde ele era lotado, Maciel Paiva de Souza, de 29 anos, e Leandro Gomes da Silva, que foi localizado pelos agentes escondido debaixo de uma cama no Motel Agadir, em Campo Grande .

- Vamos continuar esse trabalho de depuração da corporação. Nós queremos aqui os bons policiais militares, os bons servidores, para que a sociedade se sinta tranquila e segura com a polícia que tem - afirmou em entrevista ao "RJTV" o tenente-coronel Rogério leitão, da Polícia Militar.

Ao todo foram expedidos 66 mandados de prisão preventiva, além de muitos mandados de busca e apreensão de provas. Na lista dos procurados, estão 27 civis, 24 policiais militares, cinco policiais civis, um bombeiro e um agente penitenciário. Completam a lista oito pessoas que já se encontram presas no sistema penitenciário.

Cerca de 250 policiais civis, de 16 delegacias distritais e seis especializadas, além de 190 policiais militares de diversos batalhões, participam da megaoperação. Os presos serão encaminhados para a DH Oeste em Campo Grande. Os policiais militares são levados para o BEP.

De acordo com a Secretaria de Segurança, o combate às milícias no Rio de Janeiro começou em 2007 e a evolução dos números dos presos é a seguinte (sem contabilizar o saldo de hoje): em 2006 foram 5 presos, em 2007 23 presos, em 2008 foram 78 presos e em 2009 foram 80 presos.

Na semana passada, policiais da 35ª DP (Campo Grande) prenderam nove milicianos ligados ao ex-sargento da PM Francisco César Silva de Oliveira, o Chico Bala. Entre os presos, há cinco PMs. Com os militares foram apreendidos três pistolas, um revólver, um carro Gol, um Fox, um Audi e um Vectra. Na segunda-feira, a Policia Civil já havia detido Renato da Silva Santos, do BPChoque, na casa dele. O miliciano é suspeito do assassinato de dois cobradores de van, além de ser acusado de tentar matar um PM.

No dia 29 de maio, a operação Leviatã 2 prendeu quinze acusados de integrar a milícia considerada a mais forte do Estado do Rio de Janeiro. O bando dominava 23 favelas nas zonas Norte e Oeste do Rio, e há informações de que estaria expandindo seus domínios para comunidades de São Paulo. O chefe da milícia, o ex-PM Fabrício Fernandes Mirra, está preso desde agosto do ano passado, por homicídio. Dezoito pessoas continuam foragidas.

Extra Online

2 comentários:

Anônimo disse...

todos os milicianos continuam atuando em jacarepagua principalmente num condominio chamado gabinal, que da fundos para a cidade de deus

Anônimo disse...

POLITICOS ESTA NA HORA DE ACORDA NE TOMAR VERGONHA NA CARA E PROCURAR A POR EDUCAÇÃO PARA ESSE POVO, SE ISSO TUDO ESTA ACONTECENDO SÓ TEM UM CUPADO É O CISTEMA QUE É CORRUPIDO, TOMEM VERGONHA NA CARA E VER SE DA EDUCAÇÃO PARA ESSAS PESSOAS CARENTE, POIS AMANHÃ OS SEUS FILHOS VAM ESTÁ LEVANDO UMA BALA NA CABEÇA, MESMO COM CARRO BLINDADO. SEUS JUMENTOS POLITICOS.........