quinta-feira, 11 de junho de 2009

Pânico com Airbus na Espanha

Aeronave pousou 10 minutos após decolar com vários estrondos. Submarino francês já procura caixa-preta no Brasil

Madri e Recife - Mais problemas com Airbus. Dez minutos após decolar, um A320 — com pane em um dos motores — teve de retornar às Ilhas Canárias, pertencentes à Espanha, para pouso de emergência. Os passageiros deixaram a aeronave, que tinha como destino Oslo, na Noruega, mas ninguém ficou ferido. A Airbus negou que pretenda suspender as operações dos modelos A330 e A340, depois do acidente do voo AF 447. As equipes de resgate não localizaram nenhum corpo ontem na área de queda do avião da Air France. Mas um submarino nuclear francês iniciou às buscas às caixas-pretas.

Foto de Severino Silva / Agência O DIA

Airbus 320 da Iberworld ia para Oslo mas teve que parar em Gran Canária

Segundo a autoridade aérea do arquipélago, que fica na costa da África, o pouso do avião da Iberworld ocorreu sem problemas, sem incêndio em uma das turbinas. A empresa negou que estivesse com 180 passageiros a bordo, mas não forneceu o número oficial. Eles seguiram viagem em outro voo. Um deles relatou que houve pelo menos quatro estrondos enquanto as luzes piscavam. Os voos de modelos da Airbus passaram a chamar a atenção depois do acidente do A330 da Air France em 31 de maio. Na queda, 228 pessoas desapareceram no mar, a 1.200 quilômetros do Recife.

Ontem, a Marinha e a Aeronáutica anunciaram reforços nas equipes de resgate. Além do submarino nuclear Émeraud, dedicado à localização das caixas-pretas, o Navio Desembarque-Doca Rio de Janeiro, com efetivo de 363 militares, que regressa do Haiti, integrará a operação a partir do dia 19. A França enviou ainda o navio Mistral e contratou o rebocador Fairmount Expedition, que receberá equipamentos norte-americanos (sensores e sonares) para ajudar na localização das caixas-pretas.

Os 16 primeiros corpos resgatados no mar foram levados à noite em Hércules C130 de Fernando Noronha para o Recife. Os corpos foram colocados em contêineres a 18 graus negativos e serão levados ao Instituto Médico-Legal, onde passarão por perícia mais precisa, acompanhada por perito francês, que investiga a tragédia.

A fragata Bosísio chega hoje à região próxima de Fernando de Noronha, o que permitirá que os outros 25 corpos resgatados sejam transportados de helicóptero para o arquipélago. As péssimas condições do tempo na região dificultaram as operações de busca. Aeronaves alteraram a rota.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: