terça-feira, 9 de junho de 2009

MP-RJ investiga se problema em sensores do Airbus pode causar acidente

MP apura risco de acidente por causa do mau funcionamento.
TAM e Air France terão prazo para trocar os sensores de velocidade.

Do G1, no Rio

O Ministério Público do Rio instaurou nesta terça-feira (9) um inquérito para apurar se o mau funcionamento de sensores de velocidade em aviões Airbus pode provocar acidentes aéreos.

Se comprovado o risco, o promotor Rodrigo Terra, da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital, dará um prazo de seis meses para que a Air France e a TAM providenciem a substituição dos sensores de velocidade de seus aviões, sob pena de as companhias serem impedidas de voar.

Um suposto defeito no dispositivo está entre as hipóteses que podem ter provocado a tragédia da semana passada. A empresa fabricante do avião tinha conhecimento do defeito e já havia recomendado a troca, que vem sendo feita, segundo o MP, “de forma lenta”.

Apesar da Air France haver anunciado que vai substituir os sensores de todas as suas aeronaves, Rodrigo Terra considera importante que o Ministério Público atue para prevenir danos aos consumidores.

Air France disse que trocará equipamento

O Sindicato dos Pilotos da Air France informou nesta terça que a companhia aérea se comprometeu a trocar os sensores de controle de velocidade de sua frota de Airbus A330 e A340. O G1 entrou em contato também com a TAM, mas a empresa ainda não se manifestou.

“A direção da Air France chamou os pilotos na segunda-feira (8) à noite, para informar sobre a substituição das sondas, e apresentou-nos um calendário”, disse o porta-voz do sindicato, Erick Derivery. Ele não informou, no entanto, em quanto tempo os equipamentos da frota seriam trocados. “Dentro de alguns dias”, afirmou, sem dar mais detalhes.
A Air France não se manifestou oficialmente sobre o assunto.

G1 >  NOTÍCIAS

Nenhum comentário: