terça-feira, 9 de junho de 2009

Ex-deputado Álvaro Lins participa de audiência sobre corrupção na polícia

Ele está assistindo o depoimento das testemunhas de acusação.
Garotinho conseguiu na Justiça o direito de não ir à audiência.

Do G1, no Rio, com informações do RJTV

 

O ex-deputado estadual Álvaro Lins compareceu nesta terça (9) 4ª Vara Federal, no Centro do Rio, para ouvir o depoimento de sete testemunhas de acusação do processo que investiga as denúncias de uso da estrutura da Polícia Civil para crimes de lavagem de dinheiro, contrabando e corrupção.

Visite o site do RJTV

Apesar de responder em liberdade, o ex-delegado é obrigado a comparecer em todas as audiências do caso.

Entre as testemunhas que compareceram ao fórum estão o deputado federal Marcelo Itagiba (PMDB) e o delegado de polícia, Alexandre Neto. A oitava testemunha, que mora no Espírito Santo, não compareceu para o depoimento.

Lins responde a processo por formação de quadrilha, facilitação de contrabando, lavagem de dinheiro e corrupção ativa. Ele foi denunciado pelo Ministério Público por envolvimento com a máfia dos caça-níqueis, na época em que foi chefe de polícia.

O ex-governador do Rio, Anthony Garotinho, denunciado pelo Ministério Público por garantir politicamente a existência do grupo, conseguiu na Justiça o direito de não comparecer. Garotinho nega as acusações.

Ex-deputado estadual

Na época em que foi preso em maio de 2008, Álvaro Lins ocupava o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa. Em 12 de agosto do mesmo ano, seu cargo foi cassado e o processo foi encaminhado pelo TRF à 3ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Lá foi decretada a sua prisão preventiva. A possibilidade de ele vir a prejudicar o processo e o clamor público foram alguns dos argumentos para a detenção.

No dia 26 de maio, ele conseguiu a liberdade provisória. Por determinação da Justiça, Álvaro Lins não pode mudar de residência sem prévia permissão das autoridades.

Lins nega as acusações. Outras oito pessoas também foram denunciadas pelos crimes.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: