terça-feira, 9 de junho de 2009

Búzios é o primeiro município do RJ a fazer recadastramento do TRE

Pelo novo sistema, eleitor é identificado por foto e impressões digitais.
Objetivo é evitar fraudes nas eleições.

Do G1, no Rio, com informações do Bom Dia Rio

 

Os eleitores de Búzios serão os primeiros no estado do Rio a fazer o cadastramento biométrico. Nesse novo sistema, o eleitor é identificado por uma fotografia e impressões digitais. O objetivo é evitar fraudes.

O cadastro, na cidade da Região dos Lagos, começa no dia 15 de junho e vai até o dia 14 de julho.

Visite o site do Bom Dia Rio
Uma tenda será montada ao lado do Fórum de Búzios. Para o recadastramento, é preciso levar um documento com foto, CPF, comprovante de residência e título de eleitor. O processo é rápido e não deve demorar mais de 10 minutos.
O juiz eleitoral de Búzios, Rafael Rezende, explica o que muda na hora de votar.

“Agora o eleitor vai ser identificado pelos seus dados biométricos. Ou seja, na hora de votar, a urna só vai ser habilitada no momento em que o eleitor colocar a digital no sistema que vai identificar ele e liberar a urna para identificação”.

Segundo ele, o novo sistema impedirá fraudes. “Somente, o eleitor comparecendo pessoalmente é que vai conseguir fazer a liberação da urna. Dessa forma, é impossível que uma pessoa vote no lugar da outra”.
O recadastramento será feito de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. Nos sábados, domingos e feridos, o atendimento é das 10h às 17h.
Quem não fizer o recadastramento terá o título cancelado. “O recadastramento é obrigatório para todas as pessoas, inclusive aqueles que têm o voto facultativo. Quem não comparecer para ser recadastrado, vai ter o título cancelado”, disse Rezende.
Segundo o corregedor do TRE-RJ, Luiz Mello Serra, com o novo sistema, o título de eleitor ou a carteira de identidade deixarão de ser necessários na hora da votação. Basta que a pessoa coloque a impressão digital no momento da votação, que a urna será liberada.

Mello Serra explica que 400 mil eleitores no estado do Rio devem passar pela mudança. O próximo município a fazer o recadastramento deve ser Cabo Frio, também na Região dos Lagos.

G1 > NOTÍCIAS

Nenhum comentário: