quarta-feira, 13 de maio de 2009

Prefeitura testa novo painel luminoso de orientação sobre o trânsito

 

Rio - A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) realizou na manhã desta quarta-feira o teste de funcionamento de um novo painel luminoso de orientação aos motoristas. O principal objetivo do equipamento é dar informações sobre o trânsito, para que o condutor possa tomar uma decisão quanto à melhor rota que ele vai seguir.

Foto: Divulgação

O objetivo da CET-Rio é que em 60 dias seja iniciada a implantação dos equipamentos

A instalação do conjunto do novo equipamento, que inclui o painel, o pórtico e o semáforo, está orçada entre R$ 120 mil e R$ 150 mil, já que é totalmente desenvolvido em uma tela de alta definição em LED, que exibirá mensagens em sincronismo com o semáforo. O modelo em LED é o mais moderno e oferece maior visibilidade, tempo menor de manutenção e economia de 80% no gasto de energia.
Durante o evento de teste do painel provisório instalado na Avenida Presidente Wilson, na altura da Rua México, no Centro, o Secretário Municipal de Transportes, Alexandre Sansão, falou sobre a o novo equipamento.
"A intenção é que os motoristas possam ficar informados sobre o trânsito nos pontos estratégicos, assim como as próprias equipes de operação que receberão informações codificadas para agir. O equipamento tem uma definição muito boa, com uma tecnologia que nos permite dar informações sobre o trânsito, alternando-as com informações sobre utilidade pública e publicidade", explicou.
Durante o tempo em que a fase verde estiver acionada, o painel simulará uma placa normal de sinalização; quando estiver amarela, uma mensagem de “Atenção” aparecerá para alertar os motoristas; e quando estiver vermelha, serão divulgados em tempo real informes sobre as condições de tráfego das vias adjacentes e sugestões de rotas alternativas, intercalados com mensagens publicitárias. Toda a ação será comandada pelo Centro de Controle Operacional.
De acordo com a Presidente da CET-Rio, Cláudia Secin, durante a fase vermelha guardas municipais, policiais militares e o corpo de bombeiros receberão mensagens codificadas sobre o trânsito.
"Os painéis também darão informações codificadas que o usuário não vai perceber, mas que os agentes vão entender e saber que está acontecendo um estado de atenção em algum local, o que vai facilitar, inclusive, o apoio ao cumprimento do plano de contingência do Túnel Rebouças e de outras vias da cidade", ressaltou.
O painel experimental ficará em teste por um período de 20 a 30 dias, prazo em que a CET-Rio vai elaborar e divulgar um edital de licitação para a instalação desses equipamentos em vias estratégicas da cidade. De acordo com a licitação que será proposta, o fornecimento, a instalação e a manutenção dos painéis será de responsabilidade da empresa privada vencedora, que veiculará suas mensagens publicitárias.
O objetivo da CET-Rio é que em 60 dias seja iniciada a implantação dos equipamentos que podem variar de 10 a 50, conforme interesse da empresa patrocinadora. A mensagem publicitária que será exibida nos painéis passará por aprovação da Prefeitura, que já descarta a possibilidade de anúncios de bebidas e cigarros.

Foto: Divulgação

O painel experimental ficará em teste por um período de 20 a 30 dias

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: